Refluxo Gastroesofágico: você sabe o que deve ou não deve comer?
Se você tem sintomas de refluxo ou gastrite, veja aqui o que comer e o que evitar
Os alimentos que favorecem e/ ou pioram os sintomas do refluxo gastroesofágico ou gastrite podem variar de uma pessoa para outra, não existe uma dieta única. O principal é manter uma dieta balanceada, sendo importante priorizar frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais, como arroz integral ou macarrão integral, e proteínas magras, como queijos brancos, peixes brancos, ovos ou frango.
A dieta é um ponto muito importante e muito pessoal na hora de tratar refluxo. Já vi pessoas perdendo peso de forma não saudável por dietas muito restritivas. Ou ficando ansiosas e deprimidas por ter que eliminar tudo que dava prazer na dieta. Existem alimentos que em teoria podem piorar os sintomas de refluxo, mas que na prática são diferentes para cada pessoa. Os alimentos que favorecem e/ ou pioram os sintomas do refluxo gastroesofágico ou gastrite podem variar de uma pessoa para outra, não existe uma dieta única. O principal é manter uma dieta balanceada, sendo importante priorizar frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais, como arroz integral ou macarrão integral, e proteínas magras, como queijos brancos, peixes brancos, ovos ou frango.
Para o tratamento do refluxo gastroesofágico, não é obrigatório eliminar TODOS os alimentos que dizem por aí. O correto é fazer uma eliminação SELETIVA de certos alimentos que você perceba que PIORAM seus sintomas, ou que você se sinta melhor quando deixa de comer.
Se você quiser ler mais sobre outras medidas para melhorar seu refluxo, temos uma outra postagem aqui!
Os alimentos que podem piorar os sintomas e devem ser observados são:
- Embutidos, como salsichas, mortadela, bacon, salame e presunto;
- Óleos e frituras em geral, como batata frita, banha, manteiga, margarina e atum em óleo;
- Alimentos industrializados ricos em gordura e açúcares, como croissant, biscoitos, bolos e bolachas;
- Produtos lácteos com mais de 1% de gordura, como leite integral ou semidesnatado, iogurte integral e queijos amarelos;
- Molhos, como ketchup, maionese, aioli e caesar;
- Produtos congelados e pré-cozidos, como lasanha congelada, nuggets, pizzas e carne de hambúrguer;
- Alimentos com cafeína, como café, chá preto, chá verde, chá mate, refrigerantes de cola, bebidas energéticas e chocolate;
- Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, como vinho e a cerveja;
- Bebidas gaseificadas, como os refrigerantes e a água com gás;
- Hortelã e produtos com sabor de hortelã;
- Pimenta, molhos picantes e temperos prontos, como caldo de carne ou frango.
Os alimentos ricos em gordura fazem com que a digestão seja muito mais lenta, atrasando o esvaziamento gástrico, aumentando a produção de ácido e a probabilidade de refluxo. Alguns alimentos também podem atrapalhar o funcionamento do esfíncter esofageano inferior (a "válvula" do nosso corpo que impede o refluxo de acontecer), como chocolate e alimentos ricos em cafeína.
Os alimentos picantes e temperos prontos podem ser irritantes da mucosa do estômago e favorecem o aumento da acidez, assim como cafeína, hortelã e as bebidas alcoólicas. No caso das bebidas gaseificadas, acontece um aumento da pressão dentro do estômago, favorecendo a saída do conteúdo gástrico para fora do estômago.
Preste atenção no que você come e nos seus sintomas, para tentar perceber quais alimentos são piores pra você. Tente relembrar se algum deles te faz piorar. Se perceber que algum alimento piora ou você estiver na dúvida, suspenda por no mínimo duas semanas. Se perceber que o alimento não piora os seus sintomas e você não consegue viver sem esse alimento, mantenha e observe, junto com as outras medidas para tratar refluxo pode ser que você melhore sem precisar eliminá-los da sua dieta mas seja sincero com você mesmo!
Um estudo com mais de 40 mil mulheres evidenciou que aquelas que ingeriam mais de 6 doses por dia de café, refrigerante ou chá, tinham mais sintomas que as que não ingeriam esses alimentos. O consumo de leite, água e suco não piorou os sintomas das participantes. Parece óbvio e nada de novo né? Mas o principal desse estudo foi o fato de que naquelas pacientes com sintomas, a troca de duas doses por dia do café, refrigerante ou chá por água, leite ou suco já foram capazes de reduzir os sintomas. O que mostra que às vezes basta reduzir esses alimentos que podem favorecer o refluxo sem eliminar totalmente. Não estou aqui querendo incentivar a manutenção de hábitos alimentares pouco saudáveis. Os refrigerantes não acrescentam nada nutricionalmente na vida de uma pessoa. Porém cada pessoa é única, e antes de mudar uma coisa tão importante quanto a sua dieta, é preciso entender se isso realmente vai trazer algum benefício.
E os sucos de frutas cítricas?
Apesar da grande controvérsia, também não há consenso. Como todos os alimentos, inclusive aqueles que não listei aqui, tudo vai depender do seu sintoma e de como você se sente comendo aquilo. Se piorar suspender, se não piorar, observar. Eu pioro com suco de abacaxi. Conheço gente que piora com suco de goiaba. Somos diferentes.
E bebida alcoólica?
Bebidas alcoólicas eu sugiro que você realmente tente suspender ou reduzir. Também há controvérsia nas evidências mas vou explicar porque oriento: além do efeito direto que pode ter em piorar seu refluxo, quando a gente bebe, acaba se alimentando pior (os velhos petiscos de bar). Geralmente são muito temperados e gordurosos, uma combinação que pode não ser das melhores. É temporário, e vai te ajudar a melhorar mais rápido! Aproveite esse tempo sem o álcool para entender melhor o papel dele na sua vida, se o seu consumo é saudável ou está acima do que se considera “saudável” apesar de que cada dia mais a ciência caminha para a comprovação de que não existe um limite mínimo saudável...
Certo, algumas comidas podem piorar o refluxo, mas existe alguma comida que ajuda a MELHORAR o refluxo? Os estudos mostram que dietas ricas em FIBRAS ajudam a melhorar o refluxo e reduzir os seus sintomas!
Os alimentos que devem ser incluídos na dieta são:
- Frutas frescas, como maçã, pêssego, pêra, banana, melão, melancia, morango, uva, amora e manga;
- Vegetais frescos, como cenoura, abobrinha, espinafre, acelga, alface e rúcula;
- Carboidratos, como arroz, macarrão, batata, batata doce e pão, de preferência os cereais integrais;
- Proteínas baixas em gordura, como frango sem pele, assim como peixes brancos e ovos. No caso das carnes vermelhas, é importante escolher os cortes com menos gordura e retirar as gorduras visíveis;
- Produtos lácteos e derivados sem gordura/ desnatados, dando preferência ao consumo de queijos brancos, como ricota, requeijão ou cottage baixo em gordura;
- Gorduras boas, como o azeite de oliva em pequenas porções;
Se você quiser ler mais sobre outras medidas para melhorar seu refluxo, temos uma outra postagem aqui! O refluxo gastroesofágico é uma doença que responde muito bem à implementação de certos hábitos, como atividade física, dieta rica em frutas e vegetais, cessação do tabagismo. Muitas doenças (como por exemplo a gordura no fígado ) respondem bem ao que chamamos de Mudanças do Estilo de Vida.
Marque uma consulta e entenda melhor os impactos dessas mudanças na sua saúde e como você pode fazê-las.