Constipação: o que fazer para melhorar
Entenda quando deve procurar um gastroenterologista e o que pode fazer para ajudar a melhorar a constipação
Constipação intestinal é uma queixa frequente no consultório (já que estima-se que esteja presente em até 20% da população mundial), e pode ser relatada como presença de fezes endurecidas, necessidade de muito esforço ao evacuar, sensação de evacuação incompleta ou evacuações infrequentes. Mesmo que não seja uma queixa objetiva, a presença de fezes como as do tipo 1 e 2 abaixo, também são sugestivas de constipação.

Apesar da principal causa de constipação ser benigna, apenas uma questão de “lentificação” do intestino. Porém ela pode pode acontecer também como efeito colateral de alguns remédios, ou por hábitos que podem ser corrigidos (falta de atividade física, beber pouca água, dieta com pouca fibra). Por isso é importante sempre procurar um gastroenterologista. Algumas doenças podem ser a causa, e geralmente elas são afastadas com as perguntas feitas durante a consulta ou algum exame se necessário. A presença de algum dos sinais de alarme que listarei abaixo deve tornar a busca por um gastroenterologista a sua prioridade.
Sinais de Alarme na constipação
Idade > 45 anos
Presença de sangue nas fezes
Constipação de início recente sem causa aparente
Anemia
História familiar de câncer de intestino
ou de doença inflamatória intestinal
Perda de peso recente sem motivo aparente
Tratamento
O tratamento prescrito pode envolver medicações, mas sempre é importante orientar as mudanças abaixo, pois elas trarão benefícios e podem melhorar bastante a sua qualidade de vida.
- Tente prestar atenção aos sinais do corpo: sempre vá ao banheiro assim que tiver vontade. Se esses sinais forem ignorados, podem ficar mais fracos ao longo do tempo e o corpo “deixar de perceber” a vontade de ir ao banheiro.
- O movimento intestinal é maior após as refeições, principalmente pela manhã. Tomar café da manhã pode ajudar (quando digo café digo a refeição mas também a bebida com cafeína, que estimula o movimento do intestino.
- Escolher um horário pós-refeição para ir ao banheiro diariamente, tentar “treinar” o intestino a funcionar neste horário.
- Aumentar o consumo de Fibras (o recomendado é 20-35g/dia). Alimentos ricos em fibras: kiwi, ameixas, mamão, maçã com casca (preferir as frutas ao suco, que tem menos fibra), ervilha, feijão verde, lentilhas, amêndoas ou amendoim (meia xícara), espinafre, brócolis, aveia. Os produtos integrais (arroz, pão, macarrão) apresentam quantidade maior de fibras e também devem ser incluídos na dieta.
- Beber a quantidade ideal de água (entre 2 e 2,5 litros ao dia). Tomar dois copos cheio de água logo ao acordar (500ml) já vai te ajudar a bater essa meta mais facilmente.
- Atividade física ajuda o intestino a se movimentar. Caminhadas, corridas, natação, tudo isso pode ajudar a fazer o intestino funcionar melhor.