Como saber se você tem Intolerância à Lactose
Saiba mais sobre como é feito o exame que diagnostica a intolerância à lactose
A lactose é um tipo de carboidrato presente no leite e derivados. A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir completamente esse carboidrato, devido à falta da enzima lactase, que desempenha um papel crucial nessa digestão. Essa intolerância pode desencadear sintomas como diarreia, gases e inchaço após o consumo de leite ou seus derivados.
O diagnóstico normalmente pode ser estabelecido por meio de um teste respiratório ou do teste oral. Nesta postagem falaremos do teste oral, que é o mais utilizado na prática clínica.
O exame é feito em laboratórios comuns e exige um jejum de 8 horas. Antes do exame também é recomendado evitar atividades físicas intensas. Inicialmente é coletada uma amostra de sangue para avaliar a glicemia em jejum. Após isso será administrada uma solução contendo cerca de 50g de lactose dissolvida em água para o paciente ingerir. Depois que você ingere essa lactose, são feitas novas medidas da glicemia no sangue após 30, 60, 90 e 120 minutos (esse protocolo varia um pouco entre laboratórios). Isso serve para avaliar após a ingestão da lactose o quanto a sua glicemia vai subir (se você absorver a lactose a sua glicemia deve subir). Depois dessas coletas, de sangue, o paciente é liberado e o resultado sai após alguns dias.
Após o teste (ou às vezes durante), você pode sentir algum desconforto (náuseas, diarreia, dor abdominal, gases). Esses sintomas vão melhorar com o passar das horas, mas por causa do surgimento deles, recomendo sempre ir fazer o exame em algum dia que não for trabalhar ou ter alguma atividade após.
Com o resultado em mãos, agende um retorno com seu gastroenterologista para análise dos resultados.
O teste é considerado POSITIVO, ou indicativo de intolerância , se, após a ingestão da lactose, o aumento da sua glicemia for inferior a 20mg/dl em relação à glicemia em jejum - uma vez que a ausência de aumento na glicemia indica falta de absorção da lactose.
No entanto, caso qualquer medição registre um aumento de 20mg/dl ou mais acima da glicemia em jejum, o teste é classificado como NEGATIVO (ausência de intolerância). Vou colocar um exemplo abaixo:
Exemplo de Teste negativo: paciente tolerante à lactose
Glicemia de Jejum ----------------76
Glicemia após 30 minutos -------94
Glicemia após 60 minutos -------96 - AUMENTOU 20MG/DL em relação à glicemia de jejum
90 minutos ----------------------88 (mesmo tendo caído, o teste é positivo porque basta uma dosagem com aumento de 20mg/dl)
Agora um exemplo de teste POSITIVO (paciente INTOLERANTE à lactose)
Glicemia de Jejum ----------------76
Glicemia após 30 minutos -------90
Glicemia após 60 minutos -------92
90 minutos ----------------------88
Nenhuma das medidas apresentou aumento de 20mg/dl em relação ao jejum, paciente não absorveu a lactose
Como falei acima, sugiro fazer esse exame dia de sábado (ou algum dia mais livre), pois é um exame mais demorado e principalmente os pacientes intolerantes podem ter sintomas após o mesmo.
Lembre de informar ao seu médico se você sentiu alguma dor ou desconforto durante ou após o exame.
Aprender a interpretar o resultado desse exame não substitui a necessidade de retornar ao seu médico para que ele possa te orientar e acompanhar corretamente!
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário abaixo. Se souber de alguém que precisa ler esse texto, compartilha com ela!