Esteatose

Tratamento para Gordura no Fígado em Recife


Introdução

A esteatose hepática, comumente conhecida como "fígado gorduroso", é uma condição na qual há acúmulo excessivo de gordura no fígado. Atualmente chamada de Esteatose hepática associada à disfunção metabólica, esta condição pode está associada a uma variedade de fatores, incluindo obesidade, consumo excessivo de álcool, diabetes, resistência à insulina e dieta rica em gorduras saturadas e açúcares. Além disso, pode ser secundária ao uso de certos medicamentos, doenças genéticas ou outras doenças metabólicas. A esteatose hepática pode ser assintomática em seus estágios iniciais, mas se não for tratada, pode progredir para esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH), uma forma mais grave de doença hepática.  Leia mais sobre essa doença na nossa postagem do blog: Tudo o que você precisa saber sobre gordura no fígado.

Sinais e Sintomas

Muitos pacientes não têm nenhum sintoma, e descobrem a doença através da ultrassonografia ou exames de sangue. O reconhecimento precoce da doença e sintomas da esteatose hepática é essencial para iniciar o tratamento e prevenir complicações futuras. 


Os sinais e sintomas da esteatose hepática variam de pessoa para pessoa e podem incluir:

  • Fadiga persistente
  • Dor ou desconforto abdominal, especialmente no quadrante superior direito
  • Fraqueza
  • Icterícia (em casos mais graves)
  • Aumento dos níveis de enzimas hepáticas no exame de sangue

Tratamentos

Uma vez diagnosticada, a esteatose hepática pode ser gerenciada com uma variedade de tratamentos direcionados a abordar as causas subjacentes e promover a saúde hepática. O tratamento geralmente envolve mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma dieta saudável rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, e pobre em gorduras saturadas, açúcares e alimentos processados. Perda de peso gradual e sustentável, através da combinação de dieta balanceada e exercícios físicos regulares, é fundamental. Limitação do consumo de álcool ou abstinência completa, dependendo da causa subjacente da esteatose hepática, também é recomendada.


Em casos mais graves, podem ser prescritos medicamentos para controlar os níveis de gordura no sangue ou para tratar condições subjacentes, como diabetes e resistência à insulina. Em todos os casos, o tratamento da esteatose hepática deve ser individualizado e supervisionado por um médico hepatologista.

Quando Buscar um Hepatologista

Consultar um hepatologista é essencial, independente da presença de sintomas, para a correta identificação e diagnóstico da condição. Um hepatologista pode realizar uma avaliação detalhada, utilizar exames específicos e fornecer um diagnóstico preciso. O achado de esteatose hepática na ultrassonografia precisa ser investigado pelo hepatologista. Ele é especializado em tratar condições do fígado e pode oferecer o suporte necessário para controlar os sintomas, prevenir complicações e melhorar o bem-estar geral. Mesmo sintomas leves e ocasionais merecem atenção médica para evitar que a condição se agrave e cause maiores desconfortos no futuro.

Conheça a Dra. Ana Beatriz Sacerdote

Gastroenterologista e Hepatologista


CRM-PE: 19243 RQE Gastroenterologia 3381 | RQE Hepatologia 14298


Olá! Eu sou a Dra. Ana Beatriz Sacerdote, médica Gastroenterologista e Hepatologista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Após concluir minha residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da UFPE, especializei-me em Gastroenterologia na mesma instituição. Além dessas especializações, concluí um mestrado com foco em Hepatologia, tendo minhas pesquisas publicadas internacionalmente. Além dessas especializações, concluí um mestrado com foco em Hepatologia também na UFPE, tendo minhas pesquisas publicadas internacionalmente.


Tenho certificação em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia e em Hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia. Também tenho um grande interesse na Medicina de Emergência, participando ativamente de cursos para atualização profissional.


Meu compromisso é proporcionar um atendimento individualizado e de excelência, focado nas necessidades únicas de cada paciente. Tenho uma paixão especial pela hepatologia, principalmente no tratamento da gordura no fígado (esteatose) e cirrose hepática, e estou comprometida com o bem-estar e a saúde integral de meus pacientes. É uma honra e um privilégio cuidar de você e ajudá-lo a alcançar uma melhor qualidade de vida.

Saiba mais